Durante a realização de actividade física, a criança ao efectuar diferentes experiências utilizando o seu corpo reage aos diversos estímulos do meio envolvente, recebendo assim através dos sentidos toda a informação útil (táctil, visual e auditiva), sobre a qual irá construir as imagens mentais que lhe permitirão a formação de conceitos.
Sabendo da valorização social que a actividade física e desportiva contém e por acreditarmos que a escola tem uma função central na elevação da prática desportiva dos jovens, queremos procurar implementar um modelo que os atraia e lhes desenvolva os conhecimentos e competências necessárias.
No entanto, para que isso se verifique, e sem pôr em causa os valores educativos fundamentais, é necessário:
- Estimular a participação dos intervenientes (alunos, professores, pais, etc.);
As finalidades educativas representam o ideal humano, dando sentido e orientação, neste caso, à Educação Física.
No entanto, para que isso se verifique, e sem pôr em causa os valores educativos fundamentais, é necessário:
- Estimular a participação dos intervenientes (alunos, professores, pais, etc.);
As finalidades educativas representam o ideal humano, dando sentido e orientação, neste caso, à Educação Física.
Nesta perspectiva, são finalidades da Educação Física no 1º ciclo:
1. Desenvolver o nível funcional das capacidades motoras dos alunos;
2. Melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a acção dos colegas e aplicando correctamente as regras;
3. Promover o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo o reforço da oferta educativa numa perspectiva interdisciplinar e integrada com as restantes aprendizagens escolares;
4. Fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população portuguesa;
5. Fomentar o espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes;
6. Estimular a tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspectiva da sua preservação.
2. Melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a acção dos colegas e aplicando correctamente as regras;
3. Promover o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo o reforço da oferta educativa numa perspectiva interdisciplinar e integrada com as restantes aprendizagens escolares;
4. Fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população portuguesa;
5. Fomentar o espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das actividades e por todos os intervenientes;
6. Estimular a tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspectiva da sua preservação.
Sem comentários:
Enviar um comentário