segunda-feira, 22 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Teorias e conceito de aprendizagem

A aprendizagem no seu todo encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver nos indivíduos as capacidades que os tornem capazes de estabelecer uma relação pessoal com o meio em que vivem (físico e humano), servindo-se para este efeito, das suas estruturas sensório-motoras, cognitivas, afectivas e linguísticas.

A aprendizagem está inevitavelmente ligada à História do Homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações. Desde sempre se ensinou e aprendeu, de forma mais ou menos elaborada e organizada, já antes do início deste século existiam explicações para a aprendizagem, mas o seu estudo está intimamente ligado ao desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência. Contudo, este estudo não se processou de forma uniforme e concordante.



Tavares & Alarcão, 1985A aprendizagem é uma construção pessoal, resultante de um processo experiencial, interior à pessoa e que se traduz numa modificação de comportamento relativamente estável.



Deste modo, encontramos várias teorias da aprendizagem:


  • as comportamentalistas (behavioristas) - a aprendizagem é vista como a aquisição de comportamentos expressos, através de relações mais ou menos mecânicas entre um estímulo e uma resposta, sendo o sujeito relativamente passivo neste processo; Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndike, são os autores que mais se destacaram nesta linha de pensamento.
  • as cognitivistas – a aprendizagem é entendida como um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação. O estudo da aprendizagem centra-se nos processos cognitivos que permitem estas operações e nas condições contextuais que as facilitam. O indivíduo é visto como um ser que interage com o meio e é graças a essa interacção que aprende.Bruner, Piaget, Vygotsky e Ausubel são autores de referência.
  • Humanismo - O autor humanista mais conhecido é Rogers. A idéia que norteia esta teoria está baseada no princípio do ensino centrado no aluno. Este possui liberdade para aprender, e o crescimento pessoal é valorizado. O pensamento, sentimentos e acções estão integrados. O autor humanista mais conhecido é Rogers. A teoria humanista:
    o Vê o ser que aprende primordialmente como pessoa;
    o Valoriza a auto-realização e o crescimento pessoal;
    o Vê o indivíduo como fonte de seus actos e livre para fazer escolhas;
    o A aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos, ela influi nas escolhas e atitudes do aprendiz;
    o O aprendiz é visto como sujeito, e a auto-realização é enfatizada.
Apesar de ter tido na minha formação uma grande influência de Piaget, justamente por ter realizado a minha licenciatura no Instituto Piaget, parece-me que a  Humanista faz algum sentido dado que a aprendizagem envolve a auto-iniciativa e é perspectivada como um acto individual. O aluno vaio assim construindo a sua identidade através de comportamentos vivenciados por si. Todavia, a aplicação de Teorias de Aprendizagem no desenvolvimento de software educativo consiste na procura de meios que promovam a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.